Novo Blog do CINESURPRESA: http://cinesurpresa.wordpress.com/

Votem na nossa enquete ao lado se quiser ser avisado das nossas atualizações clique aqui e mande um mail


domingo, 25 de novembro de 2007

HAIRSPRAY - Em Busca da Fama

Nosso 4º CINESURPRESA foi dançante, em ritmo de musical com o filme escolhido do dia HAIRSPRAY - Em Busca da Fama, que fugiu bastante de tudo que tínhamos visto até o momento. Como sempre tivemos pessoas novas com a gente como a namorada do Bar, Danielle Escrivão — nova mesmo todos nós a conhecemos nesta noite — além das já conhecidas mas pela primeira vez nesse encontro: Madeleine Alves e Priscila Rodrigues. Além delas compunham a mesa surpresa da noite Cristina Silveira, Fabio Machado, Eduardo Ricci, Alexandre Barbosa e eu, Márcia Okida. Sentimos muito a falta do casal que inaugurou o CINESURPRESA com a gente mas não puderam estar presentes nesta 4º edição: Letícia e Eddie.

O filme surpresa, como já disse, foi HAIRSPRAY que teve como média geral do grupo: 7,8 ficando em 2º lugar no nosso ranking surpresa onde temos: Tropa de Elite e Ultimato Bourne empatados em 1º lugar com 9, seguidos de Hair Spray com 7,8 e nosso lanternina é Duro de Matar em 3º lugar com média 7. E somente dois participantes não veriam novamente: Cristina e Eduardo.

As melhores coisas de HAIRSPRAY foram na opinião do grupo: retratar a segregação racial nos anos 50/60 e o estereótipo Barbie (Danielle) • a atriz “Nikki” que interpreta a filha de Travolta (Bar) • saber brincar com o próprio gênero (Fabio) • usar personagens fora do estereótipo como enfoque principal (Madeleine) • a atuação de Travolta e da novata que faz sua filha e a maquiagem (Cris) • a atriz que faz a filha do Travolta, Nikki Blonsky (Eduardo) e a dança, músicas divertidas os atores... (Priscila).

Já as piores: algumas músicas são intermináveis (Priscila, Madeleine e Danielle) • faltou uma edição mais ritmada (Eduardo) • músicas excessivas no início (Cristina) • quem não gosta de musical achará o filme cansativo (Fabio) e algumas cenas de Travolta (Bar).

Como sempre pedimos para os participantes anotarem uma frase sobre o filme:

“A Questão da segregação, dos preconceitos e do humor” • Alexandre Barbosa
“Um musical divertido, mas um pouco cansativo” • Cristina Silveira
“Mesmo sendo um histórico de época possui um conteúdo atual” • Danielle Escrivão
“A pasteurização corporativa de hollywood” • Eduardo Ricci
“Musical cima da média, divertido e inteligente” • Fabio Machado
“Quer ver Christopher Walker e John Travolta dançarem juntos e uma menina roubarem a cena? Tente este filme!” Madeleine Alves
“Lutar vale a pena! :)” Priscila Rodrigues

E eu, bem eu diria que HAIRSPRAY tem tudo que um bom musical deve ter e nesse caso tem: romance, comédia, história, as músicas fazem parte do enredo (não são fundos musicais), é dançante, com uma direção de arte que está de parabéns — maquiagem, figurinos, cenografias etc impecáveis — O estilo Trash/Brega/Kitsh é bárbaro — prestem atenção nos diálogos alguns extremamente Trashs e por isso mesmo ótimos — e além de tudo trata da segregação racial, preconceitos a busca incansável pelos estereótipos etc falando diretamente com o público jovem.

Ele peca, a meu ver, em algumas músicas que se alongam demais, fazendo com que se perca um pouco o ritmo da história, percebemos isso nas músicas iniciais.

Vale um olhar atento para os créditos finais que são muito, muito bons... amei!!! O design, as cores, o ritmos, tudo perfeitamente sincronizado e climatizado com os filme e sem usar de grandes efeitos tecnológicos. É um design simples, criativo perfeitamente adequado ao filme. Estou falando dos créditos porque sempre reclamo que o povo sai muito rápido quando acaba o filme e não vê os créditos que por vezes são muito bons, ultimamente todos os filmes que tenho visto os créditos são ótimos, mas este vai para a minha lista de aberturas, créditos, encerramentos que devem ser guardados.

Gente... vejam HAIRSPRAY, mas quando forem ver lembrem-se que vocês vão ver um musical, climatizado na época dos anos 50/60 com um enredo para jovens, e água com açúcar, mas vale muito a pena o Jonh Travolta é imperdível!!! a novata Nikki Blonsky é um achado e tem uma cena com o Christopher Walker e John Travolta dançando que vale o filme junto com outros muitos momentos perfeitos! Eu gostei muito! Vejo de novo e indico mas, como disse, lembrem-se do que vão ver para não sair falando mal depois por não saberem o que os espera.

E lembrem-se vocês podem me escrever críticas que eu coloco aqui além dos comentários que também podem fazer diretamente ok! beijos e até o próximo encontro dia 9 de dezembro, 18h, desta vez no Espaço Unibanco - Santos.

Nenhum comentário: