Novo Blog do CINESURPRESA: http://cinesurpresa.wordpress.com/

Votem na nossa enquete ao lado se quiser ser avisado das nossas atualizações clique aqui e mande um mail


segunda-feira, 15 de outubro de 2007

É faca na cavera

Ao som de “tropa de elite, osso duro de roer, pega um pega geral, também vai pegar você!” na sessão as 18h50, se iniciou o 3º encontro do Cinesurpresa.

E o nosso grupo surpresa está aumentando... Neste dia 14 de outubro estávamos em 17 pessoas: Adriana Nery - Drica, Alê Morales, Alexandre Barbosa - Bar, Amílcar Moreira, Deborah Okida, Eddie Santana, Eduardo Ricci, Fabio Machado, Juliana Borges, Letícia Cheneme, Luiz Nascimento, Márcia Okida, Maria Cristina Silveira, Mariana Borges, Nara Assunção, Ricardo Reis e Wellington Carbone.

De todos nós somente uma pessoa disse que não assistiria esse filme novamente.
E a média de nota dada para Tropa de Elite pelo grupo foi de 9.
Foi, sem sombra de dúvida, a noite até agora, onde rolou mais debates. Sobre o sistema, sobre a polícia, drogas, quem é o personagem principal, quem é o herói, Foucault, violência etc etc entre pizzas, vinhos, cervejas ou água.

Como em qualquer filme temos os pontos positivos e os negativos. Para esse filme e na opinião de quem estava lá... as piores coisas no filme foram:
violência (luiz - drica - cristina) • a realidade (juliana) • poucos planos abertos e cenas externas (morales) • o final (letícia) • a corrupção policial (eddie) • o personagem mathias (bar) • maniqueísmo (carbone) • o “saco” (nara) • fotografia (ricardo) • a tendência do público em relacionar a ideologia do filme com seus realizadores (fabio) • capitão fábio (eduardo) • a câmera (amílcar)

Na minha opinião, não vejo nada de ruim, concordo com o Fabio e acho um grande problemas as pessoas confundirem as coisas. A realidade mostrada é realmente ruim mas é um fato, a violência, a corrupção etc são temas do filme e tinham que estar alí. Temos personagens fracos sim, mas também, do lado do Wagner Moura... fica dífícil. Não acho que a linguagem de câmera, ou falta dela, e a fotografia por vezes escura e bem movimentada, sejam pontos fracos, mas vejo como escolha de linguagem utilizada e para mim foram escolhas perfeitas. Será que com câmeras muito abertas e cenas muitos externas teríamos o mesmo clima pesado, tenso, claustrofóbico? Com certeza não. E uma fotografia mais clara funcionaria neste filme? Também acredito que não. Mas escrevo a minha opinião aqui para que alguém possa discordar e escrever respondendo.

Quanto aos pontos positivos: a universidade como veículo de debate (luiz) • ninguém ser herói (juliana), wagner moura (morales e bar) • mostrar a verdadeira cada do crime no rio (letícia) • o debate que o filme motiva (eddie) • denúncia (drica) • a atuação do wagner moura, o roteiro e direção de cenas de ação (fabio) • a narrativa (eduardo) • os diálogos (amílcar) • a realidade (carbone e nara) • interpretações marcantes (ricardo) • revelações (cristina).

E eu... gosto da linguagem usada, edição, fotografia, a velocidade do filme é perfeita. Diálogos muito bons e para mim uma frese inesquecível quando a personagem de Fernanda Machado (Maria) diz que o traficante chefe do morro tem consciência social!!! pode!!! Gostei demais da abertura, dos créditos, muito bem feito... se alguém não prestou atenção observe na edição da abertura, é muito bem pontuada. Sem falar no lado crítico filosófico, sociológico que o filme provoca. Impossível assistir Tropa de Elite e sair sem nenhum tipo de questionamento quanto a sociedade em que vivemos, o sistema que a cerca e tantas outras questões.

Bem agora espero opiniões de quem quiser enviar. Podem enviar textos também que publicaremos aqui no nosso blog.

E até o nosso 4º CINESURPRESA que será dia 11 de novembro, as 18h em frente ao Cinemark de Santos. Até lá!

6 comentários:

Eduardo Ricci disse...

Foi muito bom o debate...parabéns Márcia pelos comentários, assino embaixo de tudo que você analisou.
Sucesso à V² e ao Cinesurpresa!!!!

Anônimo disse...

Bom, como eu já tinha dito no dia do encontro. O Wagner Moura merece nossos aplausos. O cara apareceu do "nada", de fininho, e em cada trabalho se supera mais e mais. Já gostava dele desde sexo frágil e é incrível ver a versatilidade deste ator. Fazer o que né? anos e anos de teatro, não é atoa que deste grupo da Bahia saiu tb Lázaro Ramos...Como diria minha amiga e companheira de palco: Wagner Moura é meu ídolo! Beijos, gente. Até a próxima.

Iza disse...

Bom, eu ñ fui no cinema com vcs mas eu já tinha visto o filme e acho que posso dar algumas opiniões. Primeiro discordo do "personagens fracos", acho que no filme está muito bem divido o lugar e a importancia de cada um na história. E acho que cada um fez a sua parte muito bem feita. Eu gostei muito da quantidade de informações e questionamentos que o filme coloca sem embaralhar nada, não dá pra e confundir. Tudo que é olocado está bem amarrado e bem claro. Eu gostei muito das cameras e da fotografia, concordo plenamente com a Márcia em relação que é colocado como deveria.
Bom, o lado negativo eu precisaria assistir o filme mais uma vez pra tentar destacar. No momento não vejo nada assim, relevante.

Anônimo disse...

Vi o filme em casa mesmo. Sei que é sacanagem, mas tava passando e assisti rs. Enfim, não sei se teria cabeça e emocional para ver o "Tropa de Elite" na tela do cinemão, mas sei q é um filme com um conteúdo informativo muito grande e forte.
Se der, estarei no próximo cinesupresa com vocês.
Beijos e Paz pra todos!!!

Anônimo disse...

A falta de planos abertos não tem nada a ver com alinguagem e sim com a falta de grana pra produzir o filme.

Unknown disse...

Foi muito gostoso participar de mais um Cinesurpresa ao lado de pessoas q realmente são apaixonadas por cinema e amigos queridos. Ah...TROPA DE ELITE vem nos confirmar q o cinema brasileiro vem melhorando a passos largos, cativando espectadores atentos e exigentes, deixando um gostinho de quero mais, quem sabe um TROPA 02, TROPA 03, 04... rsrsrs.
Apesar da violência, que já faz parte do nosso cotidiano, as revelações aparecem em vários sentidos dentro do tema, mostrando as entranhas do sistema e da nossa sociedade. E na atuação do elenco com o talento explícito de Wagner Moura e de muitos outros atores secundários. Ver o filme pela segunda vez, na telona foi muito melhor!